SouGov.br tem 24 serviços disponíveis a servidores federais
A partir do dia 04 de maio de 2021, os servidores do Poder Executivo Federal (ativos e inativos) podem acessar informações sobre o contracheque, consultar prévias de salário e enviar atestados médicos pelo aplicativo SouGov.br. A ferramenta substitui o Sigepe Mobile, que será desativado em breve.
O novo aplicativo também oferece serviços inéditos, como encaminhamento de atestados médicos, pedido de vale-transporte e prova de vida para aposentados e pensionistas. O acesso ao aplicativo só poderá ser feito por quem tem uma conta no Portal Gov.br, que oferece um login único para acesso aos serviços de gestão de pessoas.
Contas divididas por selos
As contas serão divididas por prata e ouro e terão os seguintes níveis de segurança: vínculo a senha de bancos conveniados ao Portal Gov.br, validação facial de Carteira de Habilitação Nacional (CNH), balcão presencial no INSS ou validação da senha Sigac do servidor público. As contas tipo ouro têm certificado digital (tipo de assinatura eletrônica obrigatória para empresas) ou validação facial do Tribunal Superior Eleitoral.
Entre os serviços disponíveis para servidores ativos, estão prévias do contracheque e do décimo terceiro, contracheque, comprovante de rendimentos do Imposto de Renda, consulta a dados funcionais, alteração de dados pessoais do servidor e consulta de dependentes. Os servidores inativos e pensionistas poderão consultar a situação da prova de vida e emitir o comprovante do procedimento.
Os serviços referentes ao crédito consignado também estarão disponíveis para todos os usuários (ativos e inativos). A plataforma permitirá autorizar empréstimos, cancelar e reativar autorizações, consultar contratos, anuências e extratos.
Por enquanto, o SouGov.br só está disponível na versão para celulares (dos tipos Android e iOS). Mas a partir de junho, estará disponível a versão web (para computadores) e o Sigepe será desativado.