Além de ter maior transparência e autonomia, os custos ficam mais baixos com o open banking, tendência que está revolucionando o setor financeiro.

O que é open banking?

O open banking  ou “banco aberto” em português, é um novo modelo de negócios, que envolve um conjunto de regras e tecnologias. O princípio fundamental é o compartilhamento de uma rede de dados entre as diferentes instituições financeiras.

Com isso, o objetivo final é incrementar qualidade e eficiência, além de proporcionar maior liberdade e controle à população sobre suas finanças.

Para garantir a transparência, essa troca de informações ocorre apenas com o consentimento prévio dos usuários. Não é necessário baixar nenhum aplicativo ou contratar nenhum produto. Os usuários podem permitir o compartilhamento nos aplicativos dos respectivos bancos onde possuem conta.

Quais dados são compartilhados?

As informações dos usuários brasileiros que são disponibilizadas nos sistemas de open banking, serão:

·         Nome, CPF/CNPJ, telefone, endereço;

·         Informações sobre renda ou faturamento, perfil de consumo, capacidade de compra, saldo na conta corrente;

·         Informações sobre os produtos e serviços contratados (como empréstimos, financiamento etc.).

É importante frisar que o compartilhamento depende da permissão dos clientes.

API: a tecnologia por trás do open banking, ou seja, Application Programming Interfaces – em português “Interfaces de Programação de Aplicações”. Trata-se de um conjunto de estruturas de programação que dão acesso a um determinado sistema.

 

Quais são as vantagens do open banking?

open banking tem o potencial de aprimorar diversos processos financeiros no Brasil, reduzindo burocracias e dando mais segurança e liberdade para os clientes.

Também, facilita a abertura de contas e a contratação de produtos e serviços em diferentes instituições simultaneamente, entre outras facilidades.

Outra vantagem é a possibilidade de cortar custos com as APIs abertas. Finalmente, o open banking incentiva o desenvolvimento de novos serviços e produtos, já que cria um ambiente mais competitivo e com variedade de opções para os consumidores.

Converse conosco
Precisando de ajuda? Fale conosco!