O cartão consignado SIAPE é exclusivo para servidores públicos federais. O principal atrativo é que as taxas de juros são mais baratas e o pagamento é facilitado. Pode ser usado para quando precisar de um dinheiro extra para equilibrar as contas do mês ou como cartão de crédito.
Faça o seu cartão sem burocracia e de forma fácil!

Como funciona o Cartão Consignado SIAPE

O Cartão Consignado SIAPE é destinado a Servidores Federais. Ele é como um empréstimo consignado, isto é, as parcelas são descontadas, todos os meses, diretamente do contracheque. Pode ser utilizado como um cartão de crédito convencional e a fatura será quitada da mesma forma, o que facilita bastante o controle das contas, garantindo o pagamento mínimo ao banco. Assim, são menores chances de inadimplência.

O Cartão Consignado SIAPE funciona como um cartão de crédito tradicional, ou seja, pode ser utilizado para parcelar compras. Conta também com saques em dinheiro. Quanto ao limite, este é associado à renda líquida. Os Servidores Públicos Federais podem contar com um limite de até 5% da Renda Mensal Líquida x27. Sendo o valor do limite 70% deste valor total gerado que pode ser utilizado como alternativa ao empréstimo pessoal.

A margem consignável é de 5% do salário ou aposentadoria. Ela significa um valor limite, que é usado para os descontos automáticos na folha de pagamento. No caso dos empréstimos consignados, pode-se contratar até o limite de 30% da renda líquida. Isso quer dizer que os servidores públicos, aposentados e pensionistas podem comprometer, no total, até 35% da renda mensal líquida.

O Cartão Consignado SIAPE conta com diversas vantagens, que o diferenciam de outros disponíveis no mercado.

Por que ter um Cartão Consignado SIAPE?

A taxa de juros fica em torno de 5% ao mês. É interessante comparar o valor dessa taxa com os outros produtos financeiros disponíveis no mercado, pois a taxa do Cartão Consignado SIAPE pode ser até três vezes menor!

A taxa de juros do crédito rotativo, no caso dos consignados, é menor. Assim, o valor da dívida não aumenta tanto, mês a mês. Os especialistas em educação financeira recomendam que seja evitado o crédito rotativo, que é chamado de “crédito adicional”, quando se adia o pagamento de faturas, desequilibrando o orçamento financeiro. Porém, há circunstâncias em que o uso desse tipo de recurso é necessário, como é o caso de situações emergenciais, em que se precisa do dinheiro de maneira rápida e prática. É preciso realizar uma pesquisa e comparar quais alternativas oferecem taxas de juros mais em conta.

Servidores Públicos Federais podem aproveitar que têm alternativas como o Cartão Consignado SIAPE e ajustar suas finanças, evitando o endividamento.

Uma outra vantagem do Cartão Consignado SIAPE é o desconto em folha, garantindo o pagamento mínimo da fatura. Assim, fica mais fácil se planejar e assegurar que a fatura será paga. Vale lembrar que, caso o valor a ser pago seja superior à margem consignável de 5%, o restante necessário para o pagamento da fatura deverá ser quitado via boleto bancário ou débito em conta. Há a opção de deixar o saldo aberto. Assim, o valor é acrescido da fatura do mês seguinte, com os juros do crédito rotativo. É preciso, é claro, quitar esse saldo antes de fazer novas compras.

O Cartão Consignado SIAPE não tem anuidade nem taxa de emissão. O Servidor Público Federal não paga essas taxas, arcando somente com o que foi gasto e, se utilizar o crédito rotativo, com os juros. Além disso, o Servidor fica isento de qualquer taxa para desbloqueio do cartão. Também não há valor mínimo para compra!

Para o desbloqueio do cartão, é necessário entrar em contato com as Centrais de Atendimento dos Bancos.

Uma vantagem muito interessante é que o Cartão Consignado SIAPE pode ser disponibilizado para Servidores que estão negativados. Isso quer dizer que mesmo que o nome esteja registrado no SPC e Serasa, será possível utilizar o crédito consignado e o cartão de crédito.

O Cartão Consignado SIAPE possui bandeira internacional. Isso quer dizer que pode ser usado em viagens e no pagamento de compras online, dentro e fora do país. Tudo isso com desconto na folha de pagamento do mês seguinte. Em alguns casos, é possível fazer o pagamento da fatura do cartão com prazo de até 45 dias!

Mais uma vantagem do Cartão Consignado SIAPE é que é possível participar de programas de fidelidade exclusivos. Ou seja, conforme o cartão vai sendo utilizado, o Servidor Público Federal pode ter acesso a mais benefícios, como descontos em produtos e serviços de empresas parceiras, prêmios exclusivos, compra de passagens aéreas, sorteios, dependendo do banco emissor.

Como fazer para ter o Cartão Consignado SIAPE

Para obter o Cartão Consignado SIAPE não é preciso ir até uma agência bancária, ficar em filas, nem é preciso ter conta no banco emissor.

Os Servidores Públicos Federais, estejam na ativa, aposentados ou pensionistas que tenham a margem consignável disponível, podem adquirir o cartão consignado SIAPE fazendo uma simulação online e, assim, tendo acesso a informações como as taxas de juros. É possível, com o simulador online, emitir a autorização de consignatária pelo SIGAC/SIGEPE.

A CNGS ajudará você a ter o Cartão de Crédito Consignado SIAPE. Entre em contato para saber mais!

Converse conosco
Precisando de ajuda? Fale conosco!